Equilíbrio energético nada mais é que a relação entre o que se consome de energia, traduzido pela quantidade de calorias dos alimentos que compõem a dieta, e o gasto de energia que está associado ao equivalente energético do trabalho biológico realizado. Ou seja, a relação entre as calorias ingeridas e as calorias gastas.
É importante destacar que quando não há um equilíbrio energético e essas calorias não são “queimadas” ocorre um armazenamento de gordura. Portanto é necessário que se mantenha um nível de atividade física correspondente ao consumo energético, para que haja uma manutenção do peso corporal. Esse armazenamento de gordura é uma forma que o organismo tem de lidar com as calorias consumidas acima do nível necessário.
Além dos fatores de alimentação e atividades físicas, o que interfere no equilíbrio energético, no emagrecimento ou ganho de peso, são os fatores genéticos e o metabolismo de cada indivíduo. Muito embora o peso ideal possa ser atingido por aqueles que se exercitam e têm uma dieta saudável.
O excesso de gordura corpórea pode provocar a obesidade, esta não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Pessoas obesas apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela. Sem contar com as doenças que a obesidade é um fator decisivo para se desenvolver, como a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, etc.
Portanto um meio de manter o equilíbrio energético é se alimentando de forma saudável e praticando esportes. Para tais atividades é recomendável a consulta de profissionais especializados em cada área, como um nutricionista e um professor de educação física. Deste modo é evitado uma série de doenças e complicações que o descuido pode causar.
Fontes de pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário