segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Atividade 7

O esquema criado pelos pesquisadores americanos da Universidade de Missouri mostra que as atividades físicas mais importantes e vigorosas são aquelas que podem ser incorporadas ao dia a dia. Esta pesquisa foi feita com o intuito de ajudar as pessoas de 18 a 65 anos a se exercitarem com regularidade e consciência.

A seguir os “degraus” da pirâmide de exercícios:

-Atividades do dia a dia: Segundo os estudiosos, exercícios como ciclismo, caminhada e jardinagem devem ser freqüentemente executados, sem restrições. Esta é a base da pirâmide que também inclui as atividades domésticas como uma ótima forma se manter sempre saudável.

-Exercícios Aeróbicos: Já esportes como o tênis, a corrida, a natação e o basquete devem ser praticadas com uma freqüência menor, pois apresentam maior esforço e gasto de energia. Estes exercícios devem ser praticados por 2h30 de atividade moderada ou 1h15 de atividade vigorosa ao longo da semana.

-Flexibilidade e força: Para exercícios de força é recomendado que se faça uma ou duas séries, cada série com 8 a 12 repetições. Enquanto os de flexibilidade devem ser praticados por 10 min. Dentre as atividades de força e flexibilidade podemos destacar o alongamento, a musculação, o Ioga e o abdominal. Essas atividades devem ser praticadas no máximo duas vezes por semana.

-Deitado: No topo da pirâmide, com o menor tempo disposto a essa atividade, está a inatividade.

Ao analisar a figura fica muito claro que esta imagem está invertida na vida de muitos. Na maior parte do tempo gastamos com a inatividade, ou seja, horas e horas sentados ou deitados na frente da televisão ou computador. Após um longo dia de trabalho vamos à academia achando que estamos fazendo o correto, sendo que atividades de força, como já foi citado só são recomendadas duas vezes na semana e ainda com bastante cautela para não exceder a capacidade do indivíduo. É bom perceber que atividades simples, como lavar uma roupa, varrer a casa ou até mesmo mexer com o jardim, são muito importantes para a saúde e que devem estar nas nossas prioridades diárias. E o melhor de tudo isso é que não necessitam de deslocamento e grande esforço para realizá-los.

Nenhum comentário: