sábado, 2 de maio de 2009

O Princípio da Individualidade Biológica


Segundo Monteiro (2002, apud DANTAS, 19971) as diferenças existentes entre as pessoas quanto à carga genética (genótipo) e às experiências adquiridas após o nascimento (fenótipo) caracterizam a individualidade biológica.Cada um de nós é um ser único que têm suas necessidades, suas limitações e potencialidades. Possuímos estruturas psicomotoras, afetivas e cognitivas individualizadas.Por este motivo a reação de cada pessoa ao treinamento é diferente.Isto é evidenciado em aulas de educação física, o mesmo treinamento para pessoas diferentes pode causar uma melhora no rendimento físico em alguns e pode não haver nenhuma melhora ou até mesmo uma fratura em outro.
O respeito à individualidade biológica é o primeiro passo para a prescrição de um programa de exercícios seguro e coerente de acordo com a condição física de cada indivíduo. Como já foi dito, as respostas ao treinamento aplicado são determinadas por características hereditárias associadas às influências do meio ambiente. Buscando continuamente o aperfeiçoamento das características técnico esportivas da forma mais específica e individualizada possível.
Quanto mais o treino aproximar-se das características positivas de respostas individuais, maiores serão as performances alcançadas. Os treinadores de atletas seguem este princípio, eles associam caráteres hereditários ao treino e a prática diária. Desde esportes como o atletismo até o basquete, o princípio da individualidade deve ser aplicado.

Nenhum comentário: