quinta-feira, 14 de maio de 2009

Programa de incentivo à atividades físicas

Com o mundo moderno, de frequente correria e uma alimentação cada vez pior, é muito importante que pelo menos o exercício esteja presente na vida das “pessoas modernas”. A população jovem está tendo cada vez mais problemas como a obesidade, colesterol alto, etc, que são decorrentes da falta de exercícios físicos e alimentação incorreta.
Estudos recentes têm comprovado que empresas que desenvolveram programas de promoção de atividades físicas obtiveram benefícios econômicos adicionais em virtude da redução do absenteísmo e do aumento da produtividade dos trabalhadores. Isso pode se aplicar também a estudantes. O desempenho escolar também é melhor quando na vida da pessoa há a pratica de exercícios.


Fatores de risco como o sedentarismo, o tabagismo e a alimentação inadequada, diretamente relacionados ao estilo de vida, são responsáveis por mais de 50% do risco total de desenvolver algum tipo de doença crônica, mostrando-se, nessa relação causal, mais decisivos que a combinação de fatores genéticos e ambientais.


Dentre os fatores de risco o sedentarismo mostra-se o fator com maior prevalência na população, independentemente do sexo. Portanto, fica evidente a importância de se adotar um estilo de vida ativa que, de alguma forma, pode também ajudar a controlar e a diminuir os outros fatores de risco.

Como todos nós já sabemos , os exercícios físicos contribuem para a melhora na qualidade de vida de qualquer cidadão. Por esse motivo, a exemplo do programa Agita São Paulo, a Instituição Federal do Paraná faria um programa de incentivo aos exercícios físicos. Esse programa teria enfoque nos alunos e funcionário da instituição. A questão principal seria minimizar o sedentarismo daqueles que trabalham e estudam no local e conscientizar todos dos malefícios de não se exercitar. Todos teriamos um momento de aproximadamente 30 minutos, todos as semanas, para que pudessemos nos exercitar de forma correta, respeitando sempre o principio da individualidade biológica.


Os 30 minutos semanais seria ministrado por um professor que ajudaria as pessoas executar os exercícios de forma correta e principalmente o(a) professor(a) conscientizaria e falaria da importancia dessas atividade. E uma vez a cada mês, até aproximadamente dois meses, especialistas dariam palestras sobre saúde e haveria jogos desportivos.

Nenhum comentário: